O que é Pabx Virtual?

Postado em 21/02/2018

Já faz bastante tempo que as empresas, independente do seu nível ou setor, compreenderam a importância de ter uma boa estrutura de central telefônica para receber e fazer contato com os seus clientes. Mas hoje em dia, a central Pabx que é usada normalmente pode ser substituída por um Pabx Virtual, também conhecido como Pabx IP.

Você sabe o que é um Pabx Virtual? Sabe quais as vantagens de usar esse modelo ao invés de uma central Pabx padrão? É isso que vamos te mostrar agora.

 

O que é o Pabx Virtual? – Diferença entre a central Pabx Comum com o Pabx IP

Para quem ainda não conhece, o Pabx é o aparelho que tem a função de centralizar as linhas e os ramais da empresa. Com ele, é necessário que seja feito um cabeamento específico entre os aparelhos até essa central Pabx. Nela também são conectadas as linhas contratadas para fazer chamadas externas. Essa central Pabx possui sempre uma limitação física de linhas e ramais. Então se a empresa precisar aumentar esse número de acessos, ela vai precisar comprar uma outra central Pabx com limite maior.

Já quando falamos de Pabx Virtual ou Pabx IP, a tecnologia usada para essa conexão de linhas e ramais deixa de ser simplesmente física e passa a ser em rede, usando a internet. Com a escolha do Pabx Virtual, já será feita uma grande economia, tendo em vista que não é necessário a compra da caixa central Pabx. Para que os contatos sejam feitos dessa forma, é usada a tecnologia VoIP (voz sobre IP) que converte os sinais de áudio gerados em dados virtuais, que trafegarão pela rede. Nesse caso, o serviço fica totalmente hospedado na internet.

 

Benefícios do Pabx Virtual

Um ponto de destaque do Pabx IP é que ele elimina a necessidade de criação de uma estrutura de cabeamento própria para esse fim. A própria rede de computadores que existe na sua empresa pode ser utilizada para o tráfego de voz.

Por estar utilizando a internet como forma de tráfego das informações, o Pabx Virtual não tem nenhuma limitação quanto à quantidade de dispositivos que irão usar o serviço na sua empresa. Você pode contratar um serviço de Pabx IP que atenda a sua necessidade atual mas não haverá problema se essa demanda aumentar. Basta solicitar um número maior de acessos.

Vários serviços adicionais também podem ser incluídos usando o Pabx Virtual, tais como gravador de chamadas, atendimento automático e relatório de ligações em tempo real. Gostou de saber mais sobre a tecnologia Pabx IP? Então entre em contato para saber como implementar ela agora mesmo no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.