Como funciona o sistema Issabel, sucessor do Elastix

Postado em 16/05/2018

O Elastix é um Servidor de Comunicações Unificadas com distribuição livre que integra VoIP PABX, FAX, Correio Eletrônico, Mensagem Instantânea e Colaboração muito popular no mercado de trabalho. A ferramenta se destacou por anos como uma das principais interfaces Open Source da área de comunicação.

Desenvolvido pela empresa Palosanto, em conjunto com a Comunidade Open Source, o Elastix se manteve como uma referência por muito tempo até ter sua marca comprada pela empresa 3CX no final de 2016. De lá para cá, o projeto foi assumido pela Comunidade Open Source, passou por algumas alterações e foi rebatizado como Issabel. Mas o que mudou nessa transição?

O Issabel pode ser definido como um fork (projeto Open Source nascido de um outro), uma sequência do projeto original do Elastix. Com algumas correções e modificações, o servidor se mostra tão ou mais eficiente que seu antecessor e segue sendo considerado uma das melhores ferramentas de Código Aberto disponíveis no mercado. Mas como funciona o sistema Issabel, sucessor do Elastix?

 

Alterações

 Algumas das principais alterações ocorridas no trajeto entre Elastix e Issabel incluem correções na interface, suporte ao servidor e implementação do Certificado de Segurança com Let’s Encrypt.

 

Instalação

 Uma das grandes dúvidas de muitos empresários diz respeito ao processo de instalação Issabel. Caso sua empresa possua o servidor Elastix, você pode migrar para o Issabel fazendo o download da interface no site oficial do projeto e prosseguir com as orientações dadas pelo servidor, ou entrar em contato com a Donn Soluções, que possui  equipe especializada que fará toda a atualização de forma transparente e eficiente.

 

Operação

 Tanto o Elastix quanto o Issabel operam de maneira semelhante, porém esse último passou por algumas alterações em seus comandos básicos para se ajustar ao cotidiano da empresa. Se você já estava habituado a trabalhar com Elastix, terá uma fácil adptação ao Issabel, ou então pode

 buscar a consultoria de profissionais especializados na área de comunicação, garantindo que sua empresa faça o uso adequado da nova interface.

 

Estabilidade

Várias alterações foram feitas no código para melhorar a estabilidade e a performance do sistema

Alguns Bugs foram corrigidos e um novo design do menu de Configuração PBX foi implantado, além de suporte UEFI (reconhecimento de novos hardwares).

E novas funcionalidade deverão ser lançadas em breve.

Quer saber mais sobre o processo de instalação ou migração Issabel e as principais mudanças no sistema Issabel? Entre em contato com a Donn Soluções e conte com nossa equipe de consultores. Iremos te orientar para que sua empresa possa fazer uso do servidor de comunicação do Issabel de maneira adequada. Conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *