O que é Pabx?

Postado em 21/02/2018
pabxip duc servidor

Dentro de qualquer empresa, o uso de ramais é indispensável tanto para a comunicação interna como também para a transferência de ligações. Mas para colocar em prática o uso dos ramais é preciso utilizar um PABX, mais conhecido como central telefônica. Veja aqui mais sobre as funções da central PABX e também serviços como PABX na nuvem e PABX IP.

 

Qual a função do PABX?

O PABX é uma sigla que significa Private Automatic Branch Exchange, que traduzindo fica como a troca automática de ramais privados. Sua principal função é centralizar todas as linhas telefônicas existentes e os ramais locais, permitindo assim a comunicação entre eles. Com o tempo e avanço da tecnologia, a central PABX foi evoluindo, deixando de ser usado exclusivamente no modo analógico para utilizar serviços como PABX na nuvem e PABX IP.

 

Quais os tipos de PABX mais utilizados?

Para entender qual a melhor forma de utilizar o PABX dentro da sua empresa, veja quais os tipos mais usados atualmente.

PABX analógico
Esse é o modelo de central PABX básico, com componentes analógicos que trabalham para receber as chamadas das linhas de telefonia fixa e disponibilizar a transferências para os demais ramais. Existem alguns recursos adicionais que podem ser utilizados, como por exemplo o uso de senhas para cada ramal.

 

PABX IP

Já o PABX IP é uma evolução que traz uma mudança importante para o modelo de ligações dentro das organizações. Nesse modelo, as chamadas são feitas utilizando a tecnologia de voz sobre a rede de dados usando o IP, também conhecido como Voip (Voz sobre internet).

PABX na nuvem
No modelo PABX na nuvem, toda a central é hospedada diretamente na nuvem. Ela representa uma utilização totalmente virtual que possibilita o controle e gestão facilitada, assim como uma série de recursos adicionais. Conferências virtuais, gravações, acesso a dados, e muito mais funções são possíveis com esse modelo de PABX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.