O QUE É VOIP?

Postado em 18/09/2015

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia.

Apesar de ter ganhado destaque no mercado recentemente, a tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, a tecnologia passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Como funciona
Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.

Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet, como smartphones, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. Essa é certamente a maneira mais fácil e econômica de usar a tecnologia, já que você não paga nem pelas ligações internacionais de longa distância. Tudo o que você precisa é um app que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a Internet, de preferência a cabo ou com modem DSL.

Já se você usa o computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos, o que será recebido nas ligações, nas centrais telefônicas. Caso você queira usar o seu próprio telefone convencional para realizar chamadas com a tecnologia VoIP, também é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.