Para que serve um Pabx na nuvem e quais as vantagens e desvantagens

Postado em 26/04/2018

O sistema PABX IP é um dos principais sistemas de telefonia para empresas. Através da centralização de linhas telefônicas e ramais locais, ele estabelece a comunicação entre os canais e possibilita a realização de chamadas por meio da rede de dados.

Dito isso, é correto afirmar que o PABX IP surgiu como uma ferramenta que permite economizar em chamadas, visto que as chamadas ocorrem através do IP, e tornar o sistema de comunicação das empresas muito mais prático e eficiente. Mas o que seria o chamado pabx na nuvem?

Sistemas PABX tradicionais possuem componentes analógicos e/ou digitais programados para receber chamadas e armazenar dados. Para funcionalidades adicionais, como gravar as chamadas, se faz necessário a compra de equipamentos adicionais e externos ao PABX; isto quando for possível. Com isso, tem-se poucas funcionalidades e custo alto.

Mesmo nos sistemas avançados de PABX IP, é comum que as empresas se utilizem de computadores ou peças de hardware para armazenamento de dados importantes. É aí que o pabx na nuvem entra em ação.

O pabx na nuvem nada mais é do que um modelo do sistema PABX IP que realiza a hospedagem de dados em dispositivos virtuais, também chamados de nuvens. O modelo permite uma gestão virtual do sistema muito mais facilitada e traz consigo uma série de recursos adicionais.

Vantagens

Entre as principais vantagens, está a alta disponibilidade do sistema, visto que estão hospedados em Datacenter profissionais, normalmente com redundâncias de links, hardware, geradores de energia e climatização, garantindo assim SLAs (Acordo de Nível de Serviço) bem próximos de 100% (depende do serviço contratado, mas normalmente 99,5% ou mais).

Os sistemas de pabx na nuvem possuem diversas funcionalidades. Tendo em vista que o pabx na nuvem é um sistema moderno e atualizado, é válido ressaltar que ele é capaz de realizar as funcionalidades comuns do sistema PABX ao mesmo tempo em que possui  adicionais.

Entre as funções comuns do pabx na nuvem estão:

  • Realização, Recebimento, Gravação, Identificação e Desvio de Chamadas;
  • Atendimento Automatizado (URA);
  • Fila de atendimento;
  • Correio de Voz;
  • Salas Virtuais de Áudio Conferência;
  • FAX para email.

Com pabx na nuvem é possível ter acesso total às funcionalidades do sistema em qualquer localidade via internet.

 

Desvantagens

A principal desvantagem do sistema de pabx na nuvem está em sua base para operação: a internet. Quando ocorre queda no link de internet da empresa, ocorre também a queda da telefonia.

Contudo, é possível resolver o problema ao adotar boas práticas, como links redundantes e roteadores inteligentes.. O link redundante funciona como um link de backup, responsável por prestar os serviços requisitados quando o link primário da empresa sofre uma queda .

Ficou alguma dúvida sobre o sistema? Quer ter acesso a mais informações sobre o pabx em nuvem e torná-lo seu sistema de operações principal? Então conte com o serviço de consultoria da Donn Soluções. Aprenda a utilizar a tecnologia a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *